Pesquisa aponta liderança de Machadinho pela Prefeitura de Uruaçu com 40,6% das intenções de voto
Directa Pesquisas ouviu 401 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro, indicando provável vitória do candidato do DEM no dia 15 de novembro: pesquisa está registrada no TRE-GO, como determina a legislação eleitoral
Levantamento estatístico realizado pela Directa Pesquisas, de Goiânia, coloca o candidato Azarias Machado Neto, o Machadinho (DEM), na liderança das intenções de voto à disputa pela Prefeitura de Uruaçu, nas eleições municipais marcadas para o dia 15 de novembro.
A pesquisa aponta que o candidato da Coligação Verdade, Transparência e Trabalho possui 40,60% da preferência do eleitorado da cidade do Norte do Estado, onde moram cerca de 40 mil pessoas. Ele concorre ao cargo tendo Eunice Aparecida de Faria, do Podemos, como candidata a vice-prefeita.
Empresário do ramo de transporte de combustíveis e apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), Machadinho aparece na pesquisa estimulada com 4 pontos percentuais à frente do prefeito e candidato a reeleição Valmir Pedro (PSDB), da Coligação Uruaçu Segue Adiante.O atual chefe do Executivo obteve 36,60% da preferência num universo total de 401 eleitores uruaçuenses de ambos os sexos – com idade igual ou superior a 16 anos – que foram entrevistados entre os dias 25 e 26 de setembro.
Uruaçu possui 27.362 eleitores aptos à votar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
OUTROS RESULTADOS – Ainda na pesquisa estimulada [quando é apresentado, ao eleitor, um cartão com o nome de todos os candidatos ao cargo de prefeito], o candidato a prefeito Jânio Ferreira Alves – o Jânio da Saneago (PT) – obteve 7,10% das intenções de voto.
Em quarto e último lugar no levantamento, quem aparece é a candidata do MDB, Ana Paula Rodrigues Caloira, com apenas 1,7% de eleitores declarando apoio à sua postulação política.
No rol dos descontentes com a política uruaçuense, 4,3% do universo pesquisado disseram que não votaria em nenhum dos candidatos a prefeito de Uruaçu. Outros 9,70% não souberam opinar, mostrando-se indecisos sobre a escolha que farão.
A margem de erro da pesquisa é de 4,84% para mais ou para menos, estando assim com 95% de confiança nas projeções dos cenários verificados.
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 28 de setembro com o número GO-07.952/2020, o levantamento foi contratado e pago pela empresa Arthur Oliveira Silva – ME, o que desobrigou a exigência de nota fiscal em relação ao serviço prestado.As entrevistas com os eleitores de Uruaçu foram realizadas em 20 bairros/setores do município, a saber: Setor Central; Vila Primavera; Setor Oeste; Setor Sul; Setor Aeroporto; Bairro São Vicente; Setor São Sebastião; Vila União; e Jardim Campo Formoso.
Também foram pesquisados os moradores do Setor Casego; Setor Xique-Xique; Setor Boa Vista; Parque Paraiso; Vila Dourada; Setor Vale do Sol; Vila São José; Setor Eldorado; Setor Santa Helena; Setor Rosem Parque; e Setor Recanto da Serra.
MACHADINHO TAMBÉM LIDERA NA ESPONTÂNEA – Por ocasião da pesquisa eleitoral em Uruaçu, a Directa Pesquisas também apurou a preferência espontânea da população local.
Ou seja, sem apresentar nenhum cartão com identificação dos nomes que postulam o cargo de prefeito da cidade. Por esse critério, Machadinho recebeu 26,90% da preferência dos uruaçuenses.
O prefeito Valmir Pedro obteve 24,90%, na segunda colocação. Jânio da Saneago foi lembrado por 3,20%; e Ana Paula teve 1,4% das indicações.
Dois ex-prefeitos de Uruaçu, que não são candidatos este ano, também pontuaram no levantamento: Luiz Lourenço Moreira (1989-1992) – popularmente conhecido como Pau Ferro – que teve 1,4% das intenções; e Lourenço Pereira Filho, o Lourencinho (2009-2012), com 1,2% dos eleitores pesquisados.
Eleitores descontentes com a política local representaram 4,40%, dizendo que vão anular o voto nas próximas eleições. Por outro lado, o número de indecisos – 35,70% – mostrou-se bastante alto quando os nomes dos candidatos não são mostrados ao eleitor.
CANDIDATO DO DEM TEM MENOR REJEIÇÃO – A Directa Pesquisas também apurou, entre os eleitores, o percentual de rejeição entre os candidatos a prefeito de Uruaçu.
Ou seja, os nomes em que a população não votaria de jeito nenhum, em levantamento estimulado.
Por esse critério negativo, o “líder” é o prefeito Valmir Pedro: 14,7 % das pessoas pesquisadas declararam que não votariam pela reeleição do atual chefe do Executivo.
O segundo maior índice de rejeição foi atribuído à Jânio da Saneago: 12,20% não querem o petista no comando da Prefeitura de Uruaçu. Ana Paula Caloira é o terceiro nome menos rejeitado: 10,50% não a elegeriam como prefeita de Uruaçu.
Por fim – praticamente como um troféu aos números satisfatórios obtidos nos demais quesitos do levantamento – Machadinho tem o menor índice de rejeição: apenas 9,7% disseram que não dariam seu voto ao candidato a prefeito do DEM.
A REVANCHE? – Em 2016, Machadinho disputou o cargo de prefeito de Uruaçu pela primeira vez, quando alcançou 8.073 votos, o que correspondeu a 36,84% dos votos válidos, há quatro anos.O pleito, como se sabe, foi vencido por Valmir Pedro, que recebeu 8.632 votos, ou 39,32% dos votos válidos.
A diferença entre ambos foi de apenas 2,48 pontos percentuais naquela ocasião, bastante semelhante aos 4 pontos percentuais verificados agora pelo levantamento da Directa Pesquisas.
Em 2020 – como se pode notar pelo levantamento – a polarização eleitoral entre os candidatos do DEM e do PSDB é bastante acirrada, o que serve como indicativo de que a eventual eleição – de um ou outro nome – dependerá da estratégia a ser adotada de agora em diante pela coordenação de campanha dos dois principais candidatos ao cargo de prefeito de Uruaçu.