Pré-candidato a prefeito, Alysson Nápoles alcança 12,3% na preferência do eleitorado em Colinas do Sul
Levantamento feito pela Zaak Consultoria e Treinamento, de Goiânia, foi registrado no TRE e ouviu 301 pessoas na cidade entre os dias 26 e 27 de julho: número de indecisos ainda é grande e favorece tendência de crescimento de Alysson à disputa pela prefeitura
Pesquisa de opinião pública – realizada em Colinas do Sul pela Zaak Consultoria e Treinamento Empresarial, de Goiânia – aponta forte tendência de crescimento das intenções de voto para o pré-candidato a prefeito Alysson Gomes Nápoles (PT) nas eleições municipais deste ano.
Vereador que cumpre seu primeiro mandato, Alysson alcançou 10% de preferência espontânea do eleitorado colinense no levantamento, registrado no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-06706/2020.
No levantamento estimulado – quando o pesquisador apresenta um cartão com os nomes de todos os possíveis pré-candidatos – Alysson aparece ainda em melhor condição, com 12,3%, também em terceiro lugar. A margem de erro da pesquisa é de 5%, para mais ou para menos.
No trabalho de campo, a Zaak coletou a opinião de 301 eleitores colinenses nos dias 25 e 26 de julho – de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos – dentro do universo total de 3.343 pessoas aptas à votar na cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás.
O pré-candidato do PT aparece em 3º lugar na pesquisa feita em Colinas do Sul, à frente de nomes muito tradicionais da política local – caso de dois ex-prefeitos e uma ex-prefeita, que não são candidatos; e bem à frente do atual prefeito Adriano Passos, que recebeu apenas 2,6% das intenções de votos.
O atual chefe do Executivo, no entanto, não é candidato à reeleição dada sua rejeição; e articula um nome de sua família à disputa, que aparece em segundo lugar com 14,3% das intenções de voto no levantamento espontâneo.
Na pesquisa estimulada, o número sobe apenas 1% e chega a 15,3%. Ou seja, nos dois cenários, a pré-candidata da situação aparece com uma diferença bem pequena de dianteira em relação à Alysson Nápoles.
O primeiro colocado na pesquisa – embora com 30,9% das intenções de votos espontâneos dos colinenses (32,2% na estimulada) – é apoiado por um ex-prefeito de Colinas do Sul denunciado em fevereiro deste ano ao Poder Judiciário pelo Ministério Público (MP) de Niquelândia.
A atuação do MP contra o ex-prefeito – que respalda o líder do levantamento eleitoral feito pela Zaak – trata do suposto mau uso de recursos da municipalidade, na ordem de R$ 132.000,00 à construção de uma quadra poliesportiva em Colinas.
ALYSSON FELIZ COM O RESULTADO – Alheio aos problemas de ordem jurídica que rodeiam os apoiadores das duas candidaturas que hoje lideram a fase preliminar da corrida eleitoral em Colinas do Sul, o pré-candidato a prefeito Alysson Nápoles tem a seu favor uma ficha completamente limpa; e uma enorme lista de serviços prestados aos moradores da cidade, nesses seus 4 anos como vereador.Responsável por intermediar – junto ao deputado federal Rubens Otoni (PT) – a liberação de R$ 550.000,00 em emendas às áreas da Saúde e da Infraestrutura nos respectivos ministérios, para a Prefeitura de Colinas do Sul, Alysson entende que os 10% alcançados na pesquisa foram um claro sinal de reconhecimento da população de sua atuação como vereador.
O foco do pré-candidato a prefeito do PT – para que a tendência de crescimento de suas possibilidades eleitorais continue numa linha ascendente – é conquistar a confiança dos eleitores indecisos e dos que declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto.
No presente momento, sempre de acordo com o levantamento da Zaak, nada mais nada menos que 19,6% dos eleitores ouvidos na pesquisa espontânea ainda não sabem em quem irão votar.
Esse percentual, vale ressaltar, está 5% acima das intenções de voto declaradas à segunda colocada. Quando a pesquisa é estimulada, o percentual de indecisos cai para 10%.
Por outro lado, vale ressaltar, o percentual dos 6,3% dos colinenses que, de forma espontânea, declaram que não querem votar em ninguém [optando pelo voto branco ou nulo] poderão mudar de ideia até o próximo dia 15 de novembro.
Isso porque, na pesquisa estimulada, o percentual de brancos/nulos eleva-se para 7,3%; e Alysson também pretende alcançar a confiança dessa parcela da população de Colinas do Sul, hoje muito descontente com os rumos da política local.
FOCO NOS INDECISOS – “Fiquei muito feliz por esse apoio inicial demonstrado pela nossa comunidade; pela aceitação das pessoas para com o meu nome, me convidando para ir às suas casas para declarar esse apoio, me dando essa ótima colocação. Por isso, vejo que essas pessoas que ainda estão indecisas – ou que ainda pensavam em votar em branco – ainda não sabiam que sou pré-candidato a prefeito. Agora, à medida que a minha pré-campanha for se desenrolando, peço que essas pessoas venham somar com a gente, com o nosso projeto de desenvolvimento para a nossa cidade”, afirmou Alysson, em entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias no final da tarde desta sexta-feira (7).