“Deixem-me chegar aqui com obras autorizadas e dinheiro em caixa. Esse é meu jeito de governar”, afirma Caiado
Governador evitou promessas para Niquelândia por ocasião de sua rápida visita à cidade no final da tarde de sábado (18) para inaugurar projeto-piloto dos serviços do 'Balcão do Cidadão' em parceria com os Correios: ação com a estatal foi aplaudida por lideranças locais e estaduais que integram base de apoio caiadista
Mediante convênio com os Correios, o governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou na tarde do sábado (18), em Niquelândia, o projeto “Balcão do Cidadão”, que ofertará atendimentos de forma integrada para serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi).
O programa começou a ser desenhado há sete meses, sendo assinado em dezembro entre os governos estadual e federal, com aval do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Acompanhado pelo superintendente dos Correios em Goiás, Eugênio Montenegro – e por lideranças políticas de sua base de apoio na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa – Caiado naquele dia também esteve nas agências dos Correios em outras três cidades (Abadiânia, Edéia e Nova Crixás) de regiões distintas do Estado, que também receberam a implantação dos mesmos serviços.Na cidade do Norte do Estado, Caiado foi recepcionado pelo prefeito-anfitrão, Fernando Carneiro (PSD); pela primeira-dama Juliana Alves Campos; pelo empresário e histórico apoiador do atual governador na cidade, Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM) – ladeado pelo agrimensor e ex-candidato a prefeito em 2012, Evaldo Rincon (DEM) – e pelo gerente-local dos Correios, Marivaldo Braz de Queiroz.
“O Balcão do Cidadão chegou a nossa cidade na hora certa; e vai atender às necessidades da comunidade local”, afirmou o prefeito da cidade. Fernando Carneiro também agradeceu Caiado por escolher Niquelândia como a primeira-cidade do Norte do Estado à viabilização do projeto-piloto.
No palanque das autoridades, destaque ainda às presenças do vereador Erivaldo Mendanha da Silva, o Piqui (PSD); e do deputado estadual Júlio Pina (PRTB).
Aliado político de Piqui, o político de Senador Canedo alcançou 578 votos em Niquelândia na eleição de 2018 e atualmente representa os interesses da cidade do Norte na Assembleia Legislativa de Goiás.
Todos os políticos acima citados – à sua maneira, vale salientar, exerceram suas respectivas influências políticas junto ao Governo do Estado para que o Balcão do Cidadão se tornasse uma realidade em Niquelândia.
No palanque das autoridades, Pina ressaltou o trabalho conjunto dele com Piqui à obtenção de muitas conquistas em Niquelândia, cujas tratativas estão em andamento, perfazendo um total de R$ 750 mil em emendas ao Orçamento do Estado.
“O governador Caiado já nos atendeu em várias demandas”, citou Júlio Pina. De acordo com o parlamentar, como Niquelândia ainda não conta com a estrutura de uma agência do Vapt-Vupt tradicional, o fato da cidade ser um dos primeiros municípios beneficiados com o Balcão do Cidadão é algo muito relevante a ser destacado.
A conquista começou a se tornar realidade em outubro, quando Fernando Carneiro, Piqui e Pina estiveram numa audiência com Caiado em Goiânia, solicitando que Niquelândia recebesse o Vapt-Vupt, assunto esse que será novamente discutido no futuro.
Entre os benefícios e obras que Júlio Pina elencou, em pedidos formais à Caiado, estão a determinação do governador para que se levem as escrituras para os proprietários de imóveis no município de tal forma que a regularização fundiária se torne realidade em Niquelândia; a autorização para o recapeamento, da GO-237/Rodovia da Fé, entre Niquelândia e o Povoado do Muquém; e o término da pavimentação asfáltica num trecho de 22 quilômetros da GO-132, entre Niquelândia e Colinas do Sul, obra essa que poderá ser iniciada nos próximos meses.
SERVIÇOS AGORA DISPONÍVEIS NOS CORREIOS – Detran: emissão de boleto para pagamento de débitos (IPVA/licenciamento); de multas de trânsito; e para regularização no Cadastro da Dívida Ativa Estadual.
Sedi: Emissão de Certidão Negativa de Débitos; do Documento de Arrecadação de Recursos Estaduais (DARE) para pagamento de Autos de Infração; e de parcelamento de débitos.
Goiasprev: Recadastramento anual do servidor inativo e pensionista do Estado.
Em 53 cidades do Estado, existem agências do Vapt-Vupt. A intenção de Caiado, através do convênio com os Correios, é levar essa nova modalidade de atendimento para um total de 193 cidades, totalizando assim os 246 municípios goianos.
CARLOS DA LÍDER ENDOSSA BALCÃO DO CIDADÃO – No discurso em Niquelândia, Caiado citou o empresário Carlos da Líder como um de seus grandes companheiros políticos no município. A relação de ambos, nesse sentido, é tão nobre que Ronaldo Caiado sempre pernoita na fazenda de Carlos da Líder, na véspera do feriado de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, para a tradicional missa das 9 horas do dia 15 de agosto.
Para o empresário, a agenda da iniciativa-piloto de Caiado nos quatro municípios no último final de semana representa passo decisivo no sentido de se fazer cumprir um dos compromissos do governador em sua gestão: democratizar o acesso dos goianos a serviços públicos.
Segundo Carlos da Líder, a intenção do governador é oferecer, aos moradores das menores cidades, tratamento igual ao que é hoje oferecido a quem reside nos grandes centros urbanos do Estado.
RELAÇÃO DE MAIS DE UMA DÉCADA – “O governador Ronaldo Caiado tem tido uma atenção especial para conosco, mas também está correspondendo aos nossos anseios pela expressiva votação que ele teve aqui em Niquelândia, em 2018, acima do percentual geral que ele obteve em todo o Estado. Mostrando esse carinho, o governador elegeu nossa cidade como uma das que receberiam o projeto-piloto com os Correios. E não apenas isso, mas também com outras frentes de serviços, iniciadas ano passado pelo Estado; e que terão sua conclusão ainda esse ano. Muitas coisas boas estão sendo preparadas para Niquelândia pelo Caiado, como fruto de um trabalho que começamos em 2010 apoiando nosso atual governador na eleição para deputado federal. Preciso deixar bem claro que o governador não está tendo uma atenção especial apenas para comigo, Carlos; mas sim para a nossa cidade de Niquelândia”, afirmou Carlos da Líder na entrevista ao Excelência Notícias.
Em Niquelândia, a iniciativa do governador Ronaldo Caiado também foi enaltecida com as presenças do senador Luiz Carlos do Carmo (MDB), que era suplente de Caiado e o sucedeu no Senado Federal; dos deputados federais Glaustin da Fokus (PSC) e Flávia Morais (PDT); do deputado estadual Julio Pina (PRTB); da presidente das Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa-GO), Vanusa Valadares, ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Porangatu; e de prefeitos da região, como Adriano Passos (de Colinas do Sul) e Zilmar Duarte (de Minaçu).“Tenho toda confiança de que este será o melhor governo do Estado de Goiás em toda a sua história”, afirmou o senador Luiz do Carmo, em Niquelândia.
Em seu pronunciamento, Caiado destacou como “profícuas” as parcerias de Goiás com o governo federal, citando a confiança que o povo goiano tem nos Correios e no presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
CORRIGINDO DISTORÇÕES – Em Niquelândia, Caiado pontuou a necessidade de se construir alternativas para tirar Goiás da situação que ainda se encontra, hoje, perante a política nacional. Ele disse que está ‘fazendo o dever de casa’, tratando de fornecedores; de e servidores; cuidando das rodovias e do atendimento ao cidadão; sempre com responsabilidade.
“Goiás é maior do que os seus problemas e daremos a volta por cima”, disse o governador, que segue enumerando dificuldades que os municípios enfrentavam durante a gestão do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), derrotado na eleição para o Senado em 2018.
ATRASOS TUCANOS – “Marconi não pagava repasses da saúde havia 13 meses; do transporte escolar havia três meses (sem pagamento); da merenda escolar havia quatro meses (de dívidas em aberto). O dinheiro não é meu nem do Estado, mas dos municípios; e passamos a repassá-los todos os meses às prefeituras”, apontou Caiado.
Em Niquelândia, o governador citou também investimentos que sua gestão está fazendo nas áreas da Educação; da Segurança Pública; e o pagamento em dia dos vencimentos servidores do Estado, dentre outras conquistas, com respeito aos cidadãos e aos administradores dos municípios goianos. Na eleição de 2018, reiterou Caiado, ele teve apoio somente de 14 prefeitos do interior à disputa pelo governo.
OBRAS PARA NIQUELÂNDIA? SÓ COM DINHEIRO EM CAIXA – “Goiás tem 400 obras inacabadas. Não sou de prometer o que não cumpro”, afirmou o governador ao entardecer do sábado em Niquelândia, citando as demandas nesse sentido que precisa resolver. Na sequência, Caiado foi enfático sobre seu estilo de governar, em sua primeira experiência com mandato no Executivo, após cinco eleições para deputado federal e uma para o Senado.
“Tem gente (aqui em Niquelândia) que vai dizer, durante a semana: o governador veio, trouxe o Balcão Cidadão, mas não prometeu outras coisas. Esse é o meu jeito de governar. Deixa-me chegar aqui com a obra já autorizada, com o dinheiro no caixa. Aí começo a obra. Não vai ser igual aquele Itego, que ficou lá por acabar, dinheiro jogado fora, assim como tantas outras obras iniciadas nas vésperas das eleições e nunca foram concluídas no Estado”, criticou o governador.
A NOVELA – A obra inacabada do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) – que Caiado referiu-se em seu discurso em Niquelândia – diz respeito a um prédio abandonado há quase 15 anos na Avenida Anapolina – principal acesso à cidade, para quem chega de Uruaçu e de Brasília – que serviria inicialmente à Escola Técnica da Votorantim Metais.
Tal projeto foi abortado quando da construção da Unidade Integrada Sesi-Senai em 2009, no Jardim Atlântico. Depois, cogitou-se que o imóvel receberia a sede própria da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o que nunca ocorreu. Por fim, a responsabilidade pelo imóvel fora transferida à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia nos governos de Marconi e José Eliton, afim de que o prédio em Niquelândia abrigasse uma extensão do Itego com subordinação ao Itego de Porangatu. A placa foi instalada, mas o projeto nunca saiu do papel e a estrutura segue inutilizada. O PRIMEIRO ATENDIMENTO – Depois do discurso em palanque, Caiado adentrou à agência dos Correios em Niquelândia e inaugurou oficialmente o Balcão do Cidadão para retirar uma Certidão Negativa de Débitos (CND) do Governo do Estado, provando assim que seu CPF segue isento do pagamento de dívidas com o órgão público que hoje está em suas próprias mãos. (Com informações de Jaldene Nunes/Portal Excelência Notícias; e da Secretaria Estadual de Comunicação/SECOM)