Sorteio define Minaçu como cidade-sede do 2º Festival Gastronômico em 2020 com apoio da Goiás Turismo e Sebrae
Niquelândia recebeu o evento esse ano com apoio estadual, dentro do Programas Rotas Gastronômicas na Região do Vale da Serra da Mesa: Fórum Integrado de Turismo do Programa Líder Norte/Sebrae definiu na tarde de quinta-feira/24 em Uruaçu as articulações para o próximo ano
Minaçu será a próxima a cidade da região do Vale da Serra da Mesa, no Norte do Estado, a realizar o seu Festival Gastronômico com apoio do Governo de Goiás, da Goiás Turismo e do Sebrae em 2020.
A escolha foi por meio de sorteio durante a 3ª reunião do Eixo Turístico do Programa Líder Norte/Sebrae no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau) na tarde da quinta-feira (24).
Eugênio Romão, secretário de Turismo de Minaçu, havia declinado do evento no próximo em favor de Uruaçu e de Porangatu – sob a alegação de que sua cidade não havia tido participação efetiva no 1º Josephina’s/Comida de Tradição/Festival Gastronômico de Niquelândia, realizado nos dias 11 e 12 desse mês.
Porém, como a decisão foi por sorteio, Minaçu decidiu participar e tal incumbência lhe caiu às mãos. Eugênio, que é filho do ex-prefeito Cícero Romão, garante que tudo será bem estudado para que a cidade realize um grande festival provavelmente na Praia do Sol às margens do Lago de Cana Brava, principal ponto turístico de Minaçu.
“Agora, é assumir a responsabilidade. Deus abençoou que fôssemos contemplados com esse presente que dará muito trabalho, mas estamos preparados. Provavelmente, será o ‘1º Festival Gastronômico da Praia do Sol”, afirmou Eugênio Romão, feliz com o apoio do Líder Norte, do Sebrae Goiás e do Governo do Estado. “Com certeza, são apoiadores importantíssimos. Sem eles, não conseguiremos realizar com êxito esse festival”, completou o titular da pasta do prefeito Zilmar Duarte (PTC).Agora, sabendo desde já que o município realizará o festival no ano que vem, o secretário vai reunir-se com o Conselho Municipal do Turismo de Minaçu para definir a data do evento.
“Nosso pensamento é fomentar o turismo no Norte Goiano. Se tivéssemos trabalhado há mais tempo nessa direção – de aproveitar melhor a cultura da nossa região – já estaríamos longe nesse desenvolvimento voltado para o turismo. Através do Programa Líder, já estamos evoluindo nesse sentido. Nosso Festival Gastronômico – o Josephina’s, que foi sucesso de público – foi criado justamente para tal incentivo. E, agora, vamos ajudar os outros municípios a também realizarem os seus festivais”, comentou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Ronaldo Fernandes da Silva, ao final da reunião em Uruaçu.
Atualmente apenas cinco municípios estão oficialmente incluídos na Rota Gastronômica da Vale da Serra da Mesa; e aptos a realizar o festival: Niquelândia, Minaçu, Uruaçu, Porangatu e Padre Bernardo.A presidente do Fórum Regional de Turismo do Vale da Serra da Mesa, Vanuza Valadares, explica que a rota gastronômica com essas cinco cidades – devidamente habilitadas pelo Ministério do Turismo foi instituída pela Goiás Turismo na gestão do atual presidente, Fabrício Amaral, que dividiu o Estado em regiões turísticas para que possam ser contempladas com recursos estaduais.
A secretária de Cultura de Niquelândia, Roneide Pereira da Silva; e o analista técnico da Regional Norte do Sebrae em Porangatu, Leonardo José de Oliveira – dentre outros nomes da região – também fizeram-se presentes aos debates.
Ainda por ocasião na reunião em Uruaçu, discutiu-se também a formatação de um Portal Turístico da Região da Serra da Mesa na internet, através de um site que será construído exatamente por esse fim.Os custos de manutenção e alimentação de conteúdo noticioso (hotéis, pousadas, restaurantes) de interesse dos turistas deverá ser rateado igualitariamente pelas prefeituras.
O assunto voltará a ser discutido na próxima reunião do Turístico do Programa Líder Norte/Sebrae, agendada para ocorrer em Niquelândia em 17 de janeiro do próximo ano.