Iris e Caiado exaltam povo goianiense em desfile do 86° aniversário da capital
Cerca de 5 mil pessoas assistiram aos 31 grupos cívico-militares que passaram no ato em comemoração aos 86 anos de Goiânia; evento é tradição na capital e este ano foi realizado na Avenida 24 de Outubro, em Campinas
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), exaltaram o povo goianiense durante o Desfile Cívico-Militar que ocorreu na Avenida 24 de Outubro na manhã desta quinta-feira (24), em comemoração ao aniversário de 86 anos da capital.
O tradicional ato no Setor Campinas reuniu cerca de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Moradores e visitantes da capital prestigiaram as diversas instituições que fazem parte da história de Goiânia.
PARCERIAS – O prefeito agradeceu aos goianienses pelas parcerias ao longo dos anos. “O povo sempre participou dos mutirões e ajudou construir esta cidade, que é bem cuidada e destaque em qualidade vida. São 86 anos de luta, de desenvolvimento e de oportunidades”, disse.Em seguida, Iris agradeceu a parceria entre o município e o Governo de Goiás em prol do desenvolvimento da capital. “Goiânia vai se consolidando a cada dia para ser a cidade mais querida, mais admirada do Brasil. Por isso, quero agradecer a população e o nosso governador Ronaldo Caiado, que tem sido um braço direito de todas as questões que nós levamos à sua apreciação. É um goianiense de primeira linha”, acrescentou o prefeito.
IDEALIZADOR – O prefeito homenageou, como fez durante em todos os eventos da programação especial de aniversário, a figura do idealizador e fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira (1861-1953) que, inclusive, faria aniversário na véspera (23 de outubro), se fosse vivo.“São 86 anos de luta, oportunidade e eu aproveito para relembrar aqui Pedro Ludovico, que um dia teve a ousadia e a coragem de sentir que precisava construir uma nova capital diante das dificuldades que a Cidade de Goiás vivenciava”, destacou.
Em seguida, o governador Ronaldo Caiado também exaltou a “população que construiu essa cidade maravilhosa”.O governador também comemorou o fato de estar tendo a oportunidade de chegar ao Governo de Goiás “tendo Iris Rezende prefeito da capital”. “Desta forma, podemos promover inúmeras parcerias para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, comentou.
POLÍTICA COM ÉTICA – Emocionado com a data festiva, o governador ressaltou que, ao final de seu mandato, terá a consciência tranquila de que fez uma gestão transparente e em benefício da população.“A sociedade sente e pode saber que eu e o prefeito Iris somos dois homens engajados nessa luta, com o objetivo de que, ao deixarmos nosso mandato, teremos a convicção e a consciência tranquila que escrevemos uma política com ética, uma gestão com transparência e eficiência”, disse Caiado.
Iris também agradeceu ao governador pela parceria em prol da melhoria da qualidade de vida da população e maior desenvolvimento de Goiânia.
TRÊS PODERES – O governador reconheceu ainda a importância da presença do líder do governo federal na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo, que significa a força do alinhamento entre as três administrações: municipal, estadual e federal.“Temos aqui o deputado Vitor Hugo, que é líder do governo, secretários municipais e estaduais e vereadores, todos com o mesmo objetivo, trabalhando para a população de Goiânia e do Estado de Goiás”, reiterou Ronaldo Caiado.
Em resposta, o deputado federal elogiou as administrações goianas e manifestou a satisfação em participar do Desfile Cívico-Militar. Para Vitor Hugo, o alinhamento entre os entes federados também é fundamental.
“É importantíssimo estar aqui ao lado da população goianiense, junto com nosso governador e também com o prefeito. Os dois têm feito um excepcional trabalho”. E completou: “Nosso presidente [Jair] Bolsonaro é muito próximo ao governador Caiado e, ao prefeito Iris, está extremamente alinhado também. Estamos em um dos melhores momentos para a cidade de Goiânia”.RELEVÂNCIA NO PAÍS – Da mesma forma, o vice-governador Lincoln Tejota, que assistiu ao desfile ao lado de Caiado, reforçou a relevância da capital para o País.
“Eu nasci em Goiânia, fui criado em Goiânia, amo e devo muito a esta cidade. Goiânia é uma das capitais referências no País, cidade bonita, que tem povo acolhedor, que merece a nossa atenção e o nosso trabalho. Devo a Goiânia tudo que sou e nada mais importante do que vir aqui prestigiar a população ao lado do prefeito, do governador e participar de um evento tão bonito como esse”, declarou.
ANIVERSÁRIO – O desfile é uma tradição em Goiânia e neste ano foi realizado na Avenida 24 de Outubro, em Campinas. Ao todo, 31 grupos de diversas instituições desfilaram: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Técnico-Científica e Bombeiros Mirins.
Equipes da Guarda Civil Metropolitana, da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encerraram a parte institucional do desfile, que contou com 10 corporações da Prefeitura de Goiânia, Governo do Estado e Forças Armadas. Logo após, 21 agrupamentos civis, a maioria estudantes, desfilaram pela tradicional avenida.
MAIS DO DESFILE – O evento contou, ainda, com o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional; e a participação de bandas marciais de escolas municipais e estaduais.Ao final da manhã, carreiros da Romaria de Trindade, que saíram a pé do município em direção à capital, também participaram do desfile.
PRESTÍGIO – Dentre os que prestigiaram o evento, lá estavam o vice-almirante Wladmilson Borges de Aguiar (comandante do 7º Distrito Naval); o general da Brigada Mário Fernandes (comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro); a capitã Marisa Ribeiro do Carmo (comandante da Força Nacional em Goiás); o secretário Rafael Rahif (Esporte e Lazer); o tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; o diretor-geral da Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum dos Santos; e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
Além desses, também estiveram presentes ao evento secretários municipais; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; e vereadores. (Informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás e da Diretoria de Jornalismo da Prefeitura de Goiânia)