Com Ilma Aguiar no comando e líder em audiência, Rádio 104,7 FM comemora 21º aniversário
Na primeira quinzena de setembro, emissora alcançou 55,6% em pesquisa que apurou preferência dos ouvintes locais: prêmio de R$ 1.000,00 foi sorteado na presença de todos os locutores: credibilidade resgatada em Niquelândia
Emissora do Grupo Paulo Chagas de Comunicação/DF, a Rádio FM Niquelândia – popularmente conhecida na cidade do Norte do Estado como 104,7 FM – completou 21 anos de fundação no último mês de agosto, comemorando a liderança de audiência no municipio após profundo trabalho de reestruturação interna da empresa.
Funcionando com 1.000 Watts de potência, o que garante um sinal de qualidade para os ouvintes que moram nas localidades mais remotas da extensa zona rural do município, a 104,7 FM possui programação bastante variada, que agrada públicos de todas as faixas etárias.
No início de setembro – como fruto dos avanços administrativos e de relacionamento interpessoal implantados pela gestão da atual diretora-comercial, a radialista Ilma Aguiar – a 104,7 FM sagrou-se vencedora da “Pesquisa da Audiência do Rádio em Niquelândia” com 55,06% da preferência popular.No levantamento inédito – realizado no dia 5 do mês passado pelo Portal Excelência Notícias – 10 jovens do sexo feminino foram às ruas de Niquelândia para coletar opinião de 1.000 pessoas, no horário comercial.
Das 948 pessoas efetivamente ouvidas, 810 delas declararam ouvir as emissoras niquelandenses. E, desse total, 446 votantes manifestaram textualmente que ouvem a 104,7 FM, chegando assim 16 pontos percentuais à frente da emissora segunda-colocada na pesquisa.No dia 13 de setembro – uma sexta-feira, de sorte para alguns e azar para outros – a 104,7 FM sorteou um prêmio de R$ 1.000,00 entre todos os ouvintes que mandaram mensagens se inscrevendo para a “Promoção de Aniversário da 104 FM”, que marcou os 21 anos da emissora-líder de audiência em Niquelândia.
E a sortuda foi a jovem Fernanda Ribeiro, do Setor Suleste/Santa Efigênia. Ela estava em sala de aula naquele dia e, após conversar ao vivo com o locutor Richard Leal, Fernanda saiu correndo da escola para receber a premiação nos estúdios da emissora.Atualmente, a 104,7 FM conta com amplas e modernas e instalações na esquina da Avenida Brasil com a Rua Poeta Castro Alves – um local de grande movimento no principal corredor comercial da cidade – para a comodidade do trabalho diário de seus locutores; e para o conforto de anunciantes e amigos, que visitam a emissora diariamente.
Após a manutenção completa e troca dos equipamentos de radiodifusão, a programação da 104,7 FM abrange não apenas Niquelândia. Atualmente, ouvintes da zona rural de 17 cidades da região interagem com os locutores diretamente de suas casas.O sinal da 104,7 FM pode ser ouvido em Niquelândia, Uruaçu, Colinaçu (Distrito de Campinorte); Campinorte; São Luiz do Norte; Nova Glória; Amaralina; Santa Rita do Novo Destino; Vila Propício, Mutunópolis; Alto Horizonte; Minaçu; Goianésia, Jaraguá; Colinas do Sul; Padre Bernardo; Barro Alto; Formoso, Alto Paraíso de Goiás, Souzalândia (Distrito de Barro Alto); Campinaçu, Água Fria de Goiás, e Mara Rosa.
As mudanças – para melhor, evidentemente – só foram possíveis depois que o Grupo Paulo Chagas eliminou ‘ruídos internos’, determinando que a emissora se afastasse definitivamente de polêmicas públicas desnecessárias que eram marcadas por posicionamentos políticos-pessoais no ar – durante os programas transmitidos ao vivo – principalmente em anos eleitorais. HUMANIZAÇÃO COM RESULTADOS – “Quando eu assumi a direção, preocupei-me bastante em organizar a parte administrativa e financeira da nossa emissora, mas sem esquecer-me de oferecer a melhor programação aos nossos ouvintes. Com várias formas de entreter e premiar nosso público, através das nossas promoções, a audiência da 104,7 FM cresceu em todos os horários. Isso garantiu melhor retorno aos anunciantes da emissora, que ficaram surpresos e ao mesmo tempo satisfeitos com os resultados obtidos com a ajuda da propaganda via rádio. Porém, para que isso fosse possível, foi necessário proporcionar um ambiente de trabalho amistoso para todos os integrantes da empresa. Atualmente, todos são ouvidos e têm sua parcela de contribuição para o sucesso do nosso trabalho”, comentou a diretora-administrativa, que assumiu o cargo em junho de 2018.Com 19 anos de casa – onde começou como recepcionista em 2002 – Ilma Aguiar é a única voz feminina de destaque na cidade de 45 mil habitantes, sendo considerada por todos como “A Menina de Ouro do Rádio Niquelandense”.
Dado o acúmulo de funções, a experiente radialista tem se dedicado mais aos trabalhos internos, mas promete que voltará ao ar em breve, com muitas novidades e a bela voz, que lhe é peculiar.
Junto às mudanças de ordem administrativa, a programação da 104,7 FM renovou-se também há um ano e quatro meses quando o popularíssimo radialista Robson Vieira retornou à emissora, onde assumiu o comando do tradicional programa “Show da Manhã”, no horário das 8 às 11 da manhã.Após alguns anos dedicando-se a outros trabalhos – principalmente em seus três carros de som – Robson disse ao Excelência Notícias que o momento da emissora – e dele próprio – é muito especial e satisfatório após Ilma ter sido alçada ao cargo de diretora-comercial.
Robson iniciou a carreira na 104,7 FM em 2001, onde trabalhou por 6 anos pela primeira vez. Agora, nessa nova fase, também apresenta o programa “Clube da Viola”, diariamente, das 16 às 18 horas.AMIZADE UM PELO OUTRO – “Eu estou vendo que a rádio está crescendo, porque se tornou um ambiente onde hoje nós todos trabalhamos alegres, nutrindo a amizade um pelo outro. A 104, com a administração da Ilma, mudou muito. Ela é uma pessoa boa, de coração bom. E, por isso tudo, estou muito feliz por estar nessa casa novamente”, comentou Robson, que é muito querido pelos ouvintes da 104,7 FM.
INFORMAÇÃO PURA, SEM SENSACIONALISMO – O segundo passo de Ilma Aguiar à frente da direção da 104,7 FM foi o resgate da credibilidade do jornalismo da emissora: com um novo formato, mais objetivo e menos sensacionalista, o informativo “Niquelândia Notícias” – uma antiga proposta do radialista Oesley Santos – foi tirado da gaveta tendo o próprio Oesley como apresentador.Atualmente, dada a preocupação de Oesley em checar todas as informações que leva ao ar diariamente, a 104,7 FM conseguiu manter-se na liderança de audiência no horário de sua programação jornalística (das 12h às 13h20).
Isso também ocorre em função do excelente desempenho de sua programação matutina (das 8 às 12 horas), que concentra a maior quantidade de ouvintes de rádio em Niquelândia.
Oesley trabalha na 104,7 FM há 15 anos, onde ingressou em 2004 através de um processo seletivo de locução, tendo apresentado programas em praticamente todos os horários da emissora.À época, lembrou ele, a 104,7 FM era a única que operava em FM de Niquelândia. Atualmente, mesmo diante da existência de outras três FMs na cidade, Oesley Santos avalia que a emissora segue se destacando graças a seu reposicionamento comercial, com foco na satisfação dos ouvintes.
Por três anos, ele apresentou o “Esporte Show”, noticiário esportivo que ficou por mais tempo na grade de programação; e outros dois anos no extinto e controverso programa “Falando Francamente”, substituído há um ano e meio pelo “Niquelândia Notícias”.
Por isso, Oesley é considerado em Niquelândia um comunicador profissional multifacetado por sua desenvoltura em funções como locutor; e também na área comercial da empresa.
“Nesse meu período de 15 anos na 104,7 FM, a emissora me deu a grande oportunidade de aprender muito em termos de locução e de apresentação, algo bastante proveitoso em minha carreira. E o legal de tudo isso é que a 104 chega agora à sua melhor fase, com a direção da Ilma Aguiar, em que estamos agora mais focado em atender os nossos dois principais públicos: nossos ouvintes e nossos anunciantes. Em relação aos próprios colaboradores da rádio, não se tinha antigamente a preocupação de oferecer a melhor programação para o ouvinte, que oferecesse também resultados comerciais para os anunciantes. E, hoje, nós temos isso, dentro de um clima bom e de respeito mútuo entre nossa equipe – num ambiente mais sincronizado e com poucos problemas internos – porque todos falam a mesma língua, em prol do crescimento da emissora. Isso aumenta nossa responsabilidade de fazer um trabalho sério, sem levar ao ar ‘picuinhas políticas’. Nesse um ano e meio sob a direção da Ilma, a 104 foi totalmente reorganizada e todos os nossos programas agora possuem qualidade e credibilidade”, afirmou Oesley, também entrevistado pelo Excelência Notícias na última semana.
O quadro de funcionários da emissora é completado por Vilma Aguiar, que também trabalha na área comercial da 104,7 FM; e pelos radialistas Richard Leal e Diogo Siqueira, que representam diferentes gerações de talentos da emissora.Richard Leal, já citado nessa reportagem, iniciou como produtor na parte técnica de anúncios/vinhetas/comerciais; e hoje também se destaca na programação, chegando aos microfones da rádio também por oportunidade dada por Ilma Aguiar.
“VOCÊ É UM ESPANTO, GAROTO” – Locutor de presença praticamente indispensável em festas populares tanto Niquelândia como em cidades da região, Diogo Siqueira é conhecido como “Espanto” pelas piadas, imitações e frases divertidíssimas que leva ao ar diariamente nos microfones da 104 ,7 FM.
Diogo é um dos mais experientes, queridos e carismáticos locutores da emissora e do próprio município, com talento nato amplamente reconhecido pela comunidade niquelandense.
SERVIÇO – Rádio 104.7 FM – É Bom Demais Ouvir!!!!
Rua Poeta Castro Alves, esquina com Avenida Brasil,
Setor Central – Niquelândia/GO
☎Departamento Comercial: (62) 3354-1236
📱 WhatsApp/Comercial: (62) 99911-6144
☎ Participação do Ouvinte/WhatsApp: (62) 3354-1121
Nova identidade visual da logomarca da 104,7 FM remete às modernizações que o Grupo Paulo Chagas de Comunicação está fazendo em Niquelândia [Reprodução/Facebook]