Josephina´s supera expectativas e evidencia riqueza gastronômica do Norte em todo o Estado
Coroado de sucesso, festival realizado na sexta/11 e no sábado/12 no Centro Histórico de Niquelândia foi realizado pelo Poder Executivo, Governo de Goiás e Goiás Turismo, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/ACIN e do Sebrae Goiás: ideia da 2ª edição deve prosperar em 2020
Realizado no último final de semana em Niquelândia, o 1º Josephina’s/Comida de Tradição – 1º Festival Gastronômico da Região do Vale da Serra da Mesa – provou ser possível o entrelaçamento harmônico dos conceitos de sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo na cidade do Norte do Estado, que antes tinha sua economia alicerçada na mineração.
Rodeada pelo Centro Histórico de Niquelândia – junto à Igreja Matriz e com ar bucólico do interior – uma estrutura de tendas foi especialmente montada para abrigar os estandes (em paletes de madeira) dos oito estabelecimentos/associações do ramo alimentício da cidade, que participaram do evento como “expositores gastronômicos”.
SERRA DA MESA É ROTA GASTRONÔMICA – Na noite de sexta-feira (11) e durante todo o feriado nacional do sábado (12), o 1º Festival Gastronômico de Niquelândia deu destaque para vários produtos regionais com “Sabor Inigualável, com quase 300 anos de Tradição”, que fizeram jus ao slogan do evento.
Minaçu, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu – que ajudam a compor a Região Turística do Vale da Serra da Mesa, bem como Mara Rosa, que participou do projeto tendo o açafrão como atração.
“Temos ainda mais certeza de que acertamos na adoção de um novo modelo de festival, que trabalha de forma regionalizada, valorizando o produto feito com elementos locais, fortalecendo a economia da região e ainda oferecendo linhas de crédito especiais e resgatando pessoas em situação de vulnerabilidade”, comentou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.CRIATIVIDADE NO NOME DOS PRATOS – A criação e composição dos ingredientes de pratos como o Arroz Serra Negra e Casal Raiz (que tinham pequi, queijo e tempero especial) além da Carne de Garimpeiro com Cuscuz; Pizza de Tilápia (um dos pratos mais procurados do evento, desenvolvido pelo Raja Restaurante), Pururuca de Senzala; Ceviche Serra da Mesa, Farofa do Muquém; Caldo de Jiló; Queijos Temperados; Abraçadinhos na Serra; Caldo com Pururuca de Tiras; e Pamonha na Chapa com Lombo de Porco; dentre outros, foram acompanhados de perto pelos chefs de cozinha Humberto Marra e Gilmar Borges.
Ambos prestam serviços à Goiás Turismo, autarquia do Governo de Goiás que realizou o evento juntamente com a Prefeitura de Niquelândia, com amplo e irrestrito apoio da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin); e do Sebrae Goiás.
O evento também foi viabilizado graças aos patrocínios ofertados pelo SICOOB; pela Niqturbo Telecom; pela Als Web Soluções em Marketing Digital; pelas empresas Center Med, Biolab, Droga Med, e UNIP Polo Niquelândia (as quatro pertencentes ao médico Jean Cintra) da Lakes Fish; da Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN), de Goiânia; e do deputado federal Alcides Ribeiro Filho, o Professor Alcides (PP).
DOCES VARIADOS – Quem gosta de doce também foi bem servido: gostosuras como Biscoito Fervido, Bolo de Cuia, Biscoito Pau a Pique e o Quebrador de Flor Josephina’s agradaram bastante quem visitou a Casa de Chá – que esteve instalada num casarão na Praça da Matriz – com a participação da Associação dos Produtores Rurais das Regiões do Criminoso e Silveira (Coopercrim, que integra o Projeto Sabores da Fazenda); Associação do Córrego Dantas (Acorda); Projeto Caipira do Cerrado/Doces e Licores, produzidos em Nerópolis e em Niquelândia.
Os empresários de Niquelândia – que serviram suas especialidades durante essa grande festividade da culinária regional – foram incentivados a manter esses pratos no cardápio de seus estabelecimentos depois do evento, contribuindo para formatar a identidade da Rota Gastronômica.
Na abertura, Sonea destacou que o cardápio do festival valoriza a produção dos municípios que integram a Região Turística do Vale da Serra da Mesa, respeita a história e os sabores seculares e chega aliado a propostas inovadoras, dentro do programa Rotas Gastronômicas lançado pelo Governo de Goiás, através da Goiás Turismo.PROJETO TERÁ SEQUÊNCIA – “O Festival Gastronômico integra um grande projeto que terá continuidade. Estamos apenas começando. A mesa está posta e hoje é dia de festa. Quem ainda não experimentou, a oportunidade é agora. Vamos todos saborear essas delícias niquelandenses, que são mesmo extraordinárias”, afirmou ela, naquele dia, com a experiência de quem já frequenta Niquelândia há mais de cinco anos, desenvolvendo projetos de estímulo ao turismo local.
O prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro (PSD) – que participou da abertura acompanhado da primeira-dama do município, Juliana Campos – agradeceu a todos os parceiros na realização do evento, inclusive os empresários locais do segmento gastronômico.
O chefe do Executivo reafirmou o seu compromisso de buscar recursos junto aos governos estadual e federal para fortalecer o comércio de Niquelândia. “Esse evento Josephina’s – um presente que nos foi dado pelo governador Ronaldo Caiado – também foi feito nessa direção”, apontou o prefeito.
O diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal Lemos, esteve em Niquelândia acompanhado do novo superintendente da entidade no Estado, o gaúcho Derly Cunha Fialho, que atuava recentemente como diretor do Sebrae no Rio Grande do Sul .
Wanderson chamou de “histórica” a realização do Festival Gastronômico na cidade do Norte do Estado – destacando os papéis de Sonea Stival, de Gilmar Borges e de Humberto Marra – dizendo que o evento fomentou o desenvolvimento regional.
Ele também ressaltou a parceria do Sebrae com o Governo do Estado e com Goiás Turismo, na realização deste e de festivais semelhantes como o da Estrada de Ferro, realizado na semana anterior em Silvânia.
“Esse é um movimento de valorização da cultura local, da cultura regional, e essa parceria só tem um objetivo: valorizar o que temos de melhor na nossa região”, apontou o diretor-técnico do Sebrae.
O secretário municipal de Cultura de Goiânia, Cleber Adorno, – que é de Niquelândia – elogiou a movimentação liderada pelo Sebrae na realização do festival em sua cidade natal, enaltecendo a prefeitura local e o Governo do Estado, que se consorciaram com setores organizados da sociedade para realizar o evento.“As gestões municipais têm de buscar sua sustentação nos setores organizados da comunidade. Sem isso, hoje, o mundo político não sobrevive”, constatou Adorno, que é neto e sobrinho de ex-prefeitos de Niquelândia.
Ainda na abertura, a secretária municipal do Turismo de Niquelândia, Roneide Pereira da Silva, destacou o papel do Josephina’s na geração de trabalho e renda; e também à preservação e divulgação da culinária niquelandense.
“Isso (o festival) só aconteceu porque as pessoas realmente quiseram que o evento acontecesse. Fiquei muito feliz com a realização desse festival, pois foi um sonho realizado Obrigado à Sonea; ao prefeito Fernando; à secretária Roneide e ao Sebrae”, afirmou o presidente da Acin e um dos integrantes do movimento apartidário denominado Pacto de Niquelândia, Ronaldo Fernandes da Silva.Na oportunidade, Ronaldo expressou seu sentimento de gratidão com todas as parcerias firmadas para que o Josephina’s se concretizasse.
Vale ressaltar ainda que a ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde Martins de Souza – considerada a “madrinha” do evento pela bem acertada sugestão do nome “Josephina’s” e seu irmão Paulo Helder Martins, igualmente muito próximos da diretoria do Sebrae Goiás – também desempenharam papeis de extrema relevância na articulação de bastidores para que o festival se tornasse um projeto de reconhecido sucesso em Niquelândia.
Na abertura do festival, foram executados os Hinos Nacional, do Estado e do Município, pela Orquestra Lírios do Vale, ligada à Igreja Assembleia de Deus.
Além das comidas gostosas, o evento teve shows com artistas e manifestações culturais como a Congada de Santa Efigênia e Orquestra de Violões Sinfonia do Cerrado.
Na noite de sábado (12), o destaque ficou para a belíssima apresentação do show “Três Cantos”, dos artistas goianos Pádua, Maria Eugênia e Tom Chris. Com repertório alicerçado na Música Popular Brasileira (MPB), dos mais dançantes aos mais clássicos, o trio proporcionou enorme alegria e sentimentos nostálgicos ao público que os prestigiou no Centro Histórico de Niquelândia.
PRESENÇAS – Participaram, ainda, do Festival Gastronômico de Niquelândia, a coordenadora da Regional Norte do Sebrae Goiás em Porangatu, Rúbia Karla de Jesus Araújo; e o analista técnico Regional do Norte do Sebrae, Leonardo José de Oliveira.Marcaram presenças, também, a ex-deputada estadual Vanusa Valadares, atual presidente da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) e um dos nomes de destaque do Programa Líder Norte do Sebrae; ladeada por seu esposo Eronildo Valadares, ex-prefeito de Porangatu.
Representando o atual prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes (PSDB), esteve em Niquelândia secretário municipal de Indústria, Comércio e Agricultura de Porangatu, Júlio Tófolo.
Atendendo convite da Acin e da Goiás Turismo, o prefeito de Silvânia, José Faleiro (PSDB), e a primeira-dama Valéria Faleiro, prestigiaram o evento em Niquelândia.
Registre-se, ainda, a presença dos vereadores Visconde Vieira (PSDC), presidente da Câmara Municipal de Niquelândia; Jesus Ferreira França (PRB); o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (ACIAU), Cristiano Pereira; o frei Jailton Jorcílio, da Paróquia São José; do pastor-presidente da Assembleia de Deus/Ministério Madureira, Alvéssimo Pereira de Abreu; dos empresários Lívia Pelá Correa e André Correa, que responderam pelo Marketing Digital do evento nas redes sociais através da All Web; e do jornalista e editor-geral do Portal Excelência Notícias, Euclides Oliveira, que prestou assessoria de imprensa à divulgação do evento nos meios de comunicação de várias cidades do Norte do Estado.