Povoado Indaianópolis recebe mais uma etapa do ‘Assistência Vai Até Você’
Coordenado pela primeira-dama Juliana Campos, mutirões que levam serviços da Prefeitura de Niquelândia aos povoados resolvem demandas nem sempre solucionadas rapidamente, pela distância de 36 quilômetros entre o Indaiá e a área urbana: prefeito Fernando Carneiro apoia iniciativa
Encabeçado pela primeira-dama Juliana Campos, o programa “Assistência Vai Até Você” da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Niquelândia cumpriu uma verdadeira maratona de esforços para que os serviços da própria pasta e também da Secretaria de Saúde fossem oferecidos na manhã desta terça-feira (25) no Povoado Indaianópolis.
Distante 36 quilômetros da área urbana do município, o acesso ao “Indaiá” – como é popularmente conhecido o povoado – é feito por um trecho de cinco quilômetros em asfalto pela rodovia GO-237 (Niquelândia-Uruaçu), onde há a entrada para a rodovia GO-538. Desse ponto, são mais 30 quilômetros de estrada de terra até o Indaianópolis, passando antes pelo Povoado Baunilha.
SERVIÇOS – Dentre as ações ofertadas aos moradores do povoado podem ser citados exames; vacinas; aferições de pressão arterial; consultas médicas; e cortes de cabelo gratuitos. Para as crianças, diversão garantida no pula-pula e no paladar, com muito algodão-doce.Fora isso, as equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras 1) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) foram ao Indaianópolis para ofertar seus atendimentos específicos.
Ao Portal Excelência Notícias, a titular da pasta da Assistência Social detalhou que esses dois serviços compõem a rede de proteção social do Governo Federal no âmbito dos municípios brasileiros, como é caso de Niquelândia.
Cras e Creas, segundo a primeira-dama da cidade do Norte do Estado, são as principais unidades da Política de Assistência Social (PNAS) da União em Niquelândia.
DIFERENÇAS – “Porém, é importante ressaltarmos que o Cras e o Creas, embora tenham siglas com nomes muitos parecidos, possuem diferentes atribuições dentro da nossa secretaria. Enquanto o Cras existe para prevenir situações de vulnerabilidade social e risco social aqui em Niquelândia, o Creas tenta minimizar as consequências de problemas já existentes, principalmente em bairros muito populosos e que possuem importante quantitativo de famílias carentes, caso da Vila Mutirão e do Jardim Atlântico. Ofertar esse trabalho aqui no Indaianópolis, de forma itinerante, nos aproxima ainda mais dessas problemáticas em nossos povoados”, comentou a primeira-dama de Niquelândia. (Com informações da Supercom/Niquelândia)