Com trabalho no Machadinho, “Assistência Vai Até Você” intensifica ações em povoados distantes da Zona Rural
Povoado dista 120 quilômetros da área urbana da cidade do Norte e foi contemplado esta semana com serviços das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, sob coordenação da primeira-dama Juliana Campos e apoio do prefeito Fernando Carneiro
Encabeçado pela primeira-dama Juliana Campos, o programa “Assistência Vai Até Você” da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania cumpriu uma verdadeira maratona de esforços para que os serviços da própria pasta e também da Secretaria de Saúde fossem oferecidos nesta semana no Povoado Machadinho, distante 110 quilômetros da área urbana do município.
O prefeito Fernando Carneiro/PSD e demais secretários rodaram quase 70 quilômetros de asfalto pela rodovia BR-414 até as proximidades do Povoado Quebra-Linha para a iniciativa da Prefeitura de Niquelândia.
Depois, o chefe do Executivo e seus auxiliares mais próximos – bem como o vereador Jonas Barbosa (PC do B) – passaram por mais 40 quilômetros de estrada de terra em trecho entrecortado por serras: carros pequenos não passam dada a existência de três córregos de relativa fundura no trajeto.SERVIÇOS – Dentre as ações ofertadas aos moradores do povoado podem ser citados exames; vacinas; aferições de pressão arterial; consultas médicas (inclusive com o próprio prefeito, que é médico); e cortes de cabelo gratuitos. Para as crianças, diversão garantida no pula-pula e no paladar, com muito algodão-doce.
Fora isso, as equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras 1) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) foram ao Machadinho para ofertar seus atendimentos específicos.De acordo com a primeira-dama e titular da pasta da Assistência Social, ambos os serviços compõem a rede de proteção social do Governo Federal no âmbito dos municípios brasileiros, como é caso de Niquelândia. Cras e Creas, de acordo com Juliana, destacam-se como as principais unidades da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O município recebe recursos federais à manutenção dos trabalhos do Cras e do Creas.
Porém, conforme ela própria explicou, Cras e Creas possuem diferentes atribuições: segundo Juliana Campos, o Cras existe para prevenir situações de vulnerabilidade social e risco social em Niquelândia.Por outro, o Creas tenta minimizar as consequências dos problema, quando já existentes, sobretudo nos bairros mais carentes da cidade do Norte do Estado, que possui cerca de 45 mil habitantes.
Jonas, que representa o Machadinho no Poder Legislativo, aproveitou para agradecer o apoio recebido da gestão do prefeito de Niquelândia àquele povoado, estendendo também seus cumprimentos à primeira-dama da cidade.O Povoado de Indaianópolis será o próximo local de trabalho da ação “Assistência Vai Até Você”, em Niquelândia.
(com informações da Supercom/Niquelândia)