Nascentes são preservadas, recuperadas e conservadas pelo Legado Verdes do Cerrado/CBA
Programa das Reservas Votorantim incentiva proteção de matas ciliares com a construção de cercas em áreas rurais próximas da Fazenda Engenho: Sindicato Rural de Niquelândia, Faeg Jovem e Senar Goiás são parceiros no segundo ano da iniciativa
Parcerias estabelecidas pela Companhia Brasileira do Alumínio (CBA) em Niquelândia garantiram a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes que estão no interior da “Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado”.
Localizada na cidade do Norte do Estado, trata-se da maior área privada de proteção do bioma Cerrado de todo o país. O Legado Verdes do Cerrado é pertencente à CBA, sob gestão da Reservas Votorantim.
Com respaldo da divisão jovem da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg Jovem) em Niquelândia; do o Sindicato Rural da cidade; e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Goiás), o programa oferta conhecimentos extras para que proprietários de áreas rurais conservarem as matas e nascentes da região do Legado Verdes do Cerrado.
O trabalho, evidentemente, também contribui para sensibilizar mais pessoas a colaborarem com ações em prol do meio ambiente. Às margens da nascente do Córrego Taquari está localizada a fazenda de mesmo nome, de propriedade de Amarildo Barbosa da Silva.
Há 12 anos no local, o produtor rural esforça-se para evitar que o gado – sua principal fonte de renda – danifique a cerca junto à nascente, próxima da mata.
Apesar dos desafios, ele sempre buscou alternativas e manteve-se atento às oportunidades de apoio aos produtores rurais.
Foi assim que, no começo do mês, 300 metros quadrados da área de Amarildo, junto ao Córrego Taquari, foi devidamente cercada através do Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes.Para que o trabalho fosse realizado, o Legado Verdes do Cerrado forneceu os materiais para cercar a área. A equipe da Reservas Votorantim também prestou consultoria para a Faeg Jovem realizar os trabalhos de recuperação.
A Faeg Jovem, ainda, requisitou permissão do proprietário para chegar à nascente do Córrego Taquari. Amarildo destacou que, embora tente manter o entorno do córrego conservado, o trabalho nesse sentido muitas vezes acaba sendo prejudicado por fatores adversos como períodos de estiagem e queimadas.
Ainda de acordo com o beneficiário do trabalho, que se mostrou muito grato, a ajuda disponibilizada pelo programa, através do Legado Verdes do Cerrado, fará a diferença em sua propriedade.
COMPROMISSO COM A CAUSA AMBIENTAL – “O programa tem o reconhecimento da população e funcionado como incentivo para outros produtores protegerem suas nascentes. A parceria com o Legado Verdes do Cerrado tem sido muito positiva e acredito que é possível agregar outros colaboradores para beneficiar ainda mais nascentes”, afirmou o coordenador da Faeg Jovem de Niquelândia, Maiccon Renan de Souza Nunes.
MAIS DUAS – Segundo o responsável pelo planejamento das atividades do Legado Verdes do Cerrado, Deyver Santos Silva, as nascentes Sales e Buriti também foram recuperadas este ano em Niquelândia, com cercamento das áreas e plantio de mudas nativas. Ao todo, foram doadas 200 estacas e 3 mil metros de arame.
Somente em 2018, de acordo com Deyver, foram doadas aproximadamente 1.200 mudas cultivadas no Viveiro Engenho com o trabalho de 80 voluntários.
Na avaliação dele, o programa está consolidado em Niquelândia e as perspectivas para 2019 são ainda melhores, com um cronograma que pretende estimular ainda mais o desenvolvimento sustentável de Niquelândia.
EXIGÊNCIAS – Para participar do Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes do Legado Verdes do Cerrado, o produtor precisa ter feito um curso pelo Senar ou ter sido auxiliado por assistência técnica.
Uma vez cadastrado no programa, o produtor é orientado a acompanhar a medição; fazer as covas para a construção da cerca; estar presente no dia de mutirão; comprometer-se para que o gado respeite a área delimitada; e contribuir efetivamente com o controle de pragas/roçagem do local.
(com informações da Assessoria de Imprensa da CBA/Reservas Votorantim)