Bike Adventure no Legado Verdes do Cerrado reúne 40 ciclistas-trilheiros
Reservas Votorantim e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizaram atividade do Legado Experience 2018 na área da Fazenda Engenho às margens da rodovia BR-414, conservada há mais de 40 anos: laboratório a céu aberto para pesquisas científicas e fomento ao ecoturismo sustentável
Para marcar o início de uma linha de atuação estratégica do Legado Verdes do Cerrado – área com 32 mil hectares pertencente à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) com acesso pela rodovia BR-414, em Niquelândia – a Reservas Votorantim realizou a 2ª Edição do Bike Adventure, dentro do rol das atividades do Legado Experience 2018, no domingo (9).
Na oportunidade, um grupo de 40 ciclistas (com idades entre 26 e 40 anos) percorreram 40 quilômetros de trilhas; participaram de atividades esportivas, culturais e de recreação na Fazenda Engenho, onde estão localizadas as áreas naturais sob conservação pelo Legado Verdes do Cerrado.
A aproximação da comunidade niquelandense (e de outras localidades) com a reserva oferta inúmeras possibilidades para pesquisas científicas; e também se apresenta como cenário propício para atividades ligadas à nova economia (como a produção de mudas e o ecoturismo).
Conservado há mais de 40 anos, o espaço mantido pela Reservas Votorantim na cidade do Norte do Estado possui cerrado em excelente estado de conservação, sendo considerada um verdadeiro laboratório a céu aberto por ambientalistas; por estudiosos; e demais entusiastas da área.
PEDAL ENCANTADO – “É um lugar sensacional, maravilhoso. É apaixonante pedalar em um local tão bem preservado, bonito. Para quem gosta de ciclismo, natureza e aventura, o Bike Adventure é muito recomendável. As trilhas, especialmente a do Rio Traíras, são desafiadoras e bonitas. Mais uma vez foi inesquecível. Faço questão de participar de todo os passeios”, afirmou o funcionário público Arielin Miranda Soares, de 43 anos.
JAVALI BIKE CLUBE – O empresário e idealizador do grupo de ciclistas Javali Bike Clube (também de Niquelândia) Eduardo Matias de Moura, de 38 anos, também auxiliou o Bike Adventure na organização do passeio ciclo-ecológico por entender que o Norte do Estado é uma região carente de eventos ciclísticos.“As trilhas são perfeitas. Não têm defeito. É um lugar extremamente preservado e bonito. Dá gosto pedalar na reserva”, afirmou Eduardo.
RESULTADOS POSITIVOS EM 2018 – De acordo com o supervisor de Desenvolvimento Sustentável do Legado Verdes do Cerrado, Giuliano Deyvison Alves Borges, os três eventos de ecoturismo realizados este ano na área do Legado Verdes do Cerrado foram coroados de sucesso. Com a certeza de que o trabalho obteve resultados satisfatórios, ele garantiu que a Reservas Votorantim/CBA fará mais eventos em 2019.
“Queremos tornar a reserva um local de ecoturismo em Niquelândia. O Legado Verdes do Cerrado, pela imponência da área conservada há quatro décadas, caminha a passos largos para ser o ponto crucial ao pleno desenvolvimento do ecoturismo na nossa região”, comentou o supervisor de Desenvolvimento Sustentável do Legado.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da CBA/Reservas Votorantim)